Consultas às Terças-Feiras às 10h e Quintas-Feiras às 17h (Pode fazer a marcação todos os dias úteis)
 
 
 
 
 
239241550
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Cirurgia Vascular

 
 
 
 

 

Angiologia e Cirurgia Vascular

 
A Angiologia e Cirurgia Vascular, ou simplesmente Cirurgia Vascular, é a especialidade médica responsável pelo diagnóstico e tratamento médico e/ou cirúrgico de doenças relacionadas com as artérias, veias e sistema linfático.
 
 
 
 
 

Marque a sua Consulta

 
Consultas às Terças-Feiras às 10h e Quintas-Feiras às 17 h
Pode fazer a marcação todos os dias úteis.
 
 
 
 
 

 

Varizes

 
As varizes são veias superficiais (cutâneas e subcutâneas) dilatadas e tortuosas. Qualquer veia pode ficar varicosa, mas essa alteração atinge as veias com fraqueza constitucional da sua parede e sujeitas a uma maior pressão continuada ou prolongada, como as nossas veias dos membros inferiores, sendo a espécie humana a única que permanece e se desloca sobre dois dos seus quatro membros, dificultando isso o retorno do sangue desses membros ao coração e aumentando a pressão sanguínea venosa dentro deles. Essa dificuldade da circulação de retorno pode condicionar refluxo do sangue dentro das veias, opondo-se ao fluxo normal.

A causa primária é a fraqueza parietal, junto com a posição em pé. Tudo que aumente a permanência em posição erecta, sem deslocação, bem como o calor incidindo nos membros inferiores, agrava as varizes. Aparecem nos dois sexos, mas são mais frequentes no sexo feminino que no masculino, por razões hormonais: não só das hormonas produzidas naturalmente pela mulher no seu período fértil, mas também das que toma como anticonceptivo ou como suplemento de substituição pós-menopausa. E também a gravidez é um factor de aparecimento ou de agravamento de varizes, por razões igualmente hormonais e por aumento da pressão nas veias, por compressão pelo útero grávido.

O diagnóstico da doença e a avaliação do seu grau de gravidade são obtidos durante a consulta médica, mediante a observação do doente, eventualmente com recurso a um exame não invasivo como o doppler.

Contudo, o diagnóstico preciso da existência e da localização de pontos de refluxo venoso, e a avaliação da sua gravidade e necessidade de tratamento, só são possíveis através de um exame denominando Eco-Doppler codificado a cores (ou triplex scan). Este dá ao médico informações muitos importantes para ajudar a escolher o tratamento e a planear adequadamente a cirurgia eventualmente necessária.

 
 
 
Tipos de Varizes que existem ⬊
 
 
 

 

Cirurgia Vascular

 
A Cirurgia Vascular, ou Angiologia e Cirurgia Vascular, ocupa-se do diagnóstico e tratamento da patologia vascular periférica (artérias, veias e linfáticos), seja médico seja cirúrgico ou interventivo, o que se faz através deste consultório:

Venoso
Tratamento interventivo de varizes:
  • Escleroterapia (esclerose, “secagem”) com espuma,
  • Ablação térmica (com laser)
Tratamento cirúrgico de varizes:
  • Laqueações segmentares de veias varicosas
  • Cirurgia para laqueação e/ou excisão de veias varicosas
  • Cirurgia endoscópica, para laqueação subfascial endoscópica de perfurantes (SEPS), através apenas duma pequena incisão na perna
Tratamento de
  • Úlceras venosas
  • Tromboflebites superficiais
  • Tromboses venosas profundas

Arterial

  • Desobstrução directa e/ou pontagem (bypass) de artérias obstruìdas .
  • Revascularização indirecta, por simpaticectomia lombar, por via aberta ou por via endoscópica (retroperitoneoscópica)
  • Tratamento médico de úlceras isquémicas

Linfático

Tratamento médico de patologia linfática

Pé Diabético - Tratamento médico e cirúrgico de úlceras e zonas de necrose em Pé Diabético.

Hemorróidas
Tratamento médico, interventivo e cirúrgico, com cirurgia e por laser

Construção de fistulas arteriovenosas para hemodiálise